Normas Completas para Submissão de Trabalhos – 2023

O LUGAR DA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – EXISTIR E RESISTIR!

 

1 – O CINTERGEO 2023 INTEGRA: IV CINTERGEO E O IX ENCONTRO DE PESQUISADORES DA RÁDIO

O IV CINTERGEO e o IX Encontro de Pesquisadores da RÁDIO, como eventos integrados científicos, comportarão mesas temáticas, apresentações de trabalhos acadêmicos científicos, além de atividades culturais, com posterior emissão de certificados para os participantes inscritos e publicação dos trabalhos aprovados pela comissão científica.

As atividades se realizarão de forma presencial e remota a fim de reunir pesquisadores de diferentes lugares do Brasil e do mundo.

2 – AS CATEGORIAS E ÁREAS TEMÁTICAS PARA A SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Duas categorias estão disponíveis para a submissão de trabalhos científicos no CINTERGEO 2023. A Categoria I contempla produções de pesquisadores da graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior, que devem submeter seus trabalhos sob a forma de Resumo expandido. A Categoria II corresponde ao espaço para publicação de trabalhos de jovens pesquisadores da Educação Básica, que devem enviar seus trabalhos no formato de Resumo simples. As áreas de adequação dos trabalhos à temática do evento em 2023, em ambas as categorias, estão descritas a seguir.

2.1 – CATEGORIA I – Resumo Expandido (Pesquisadores da Graduação e da Pós-Graduação).

            Essa categoria integra os Pesquisadores da Graduação e da Pós-Graduação, que deverão submeter os seus trabalhos em conformidade com o modelo (template) de resumo expandido publicado no site do evento.

As áreas temáticas da Categoria I estão distribuídas da seguinte forma:

  1. Universidade pública: existência e resistência na contemporaneidade.
  2. Universidade pública: conhecimento científico e (geo)tecnológico.
  3. Universidade pública: práticas educativas e formação docente na  contemporaneidade.
  4. Universidade pública: projetos e produções com a comunidade.

Descrição das Áreas Temáticas – Resumo Expandido:

  1. Universidade pública: existência e resistência na contemporaneidade.

Reflexões sobre o papel social, científico e político no contexto da sociedade contemporânea bem como sobre ações possíveis, já adotadas ou não, para o enfrentamento de políticas públicas contrárias ao efetivo exercício dessa função primordial das instituições universitárias.

  1. Universidade pública: conhecimento científico e (geo)tecnológico.

Produções sobre o lugar da universidade quanto ao fomento, à difusão, ao compartilhamento e ao desenvolvimento do conhecimento científico, tecnológico e geotecnológico, com vistas à melhoria da qualidade de vida social no contexto da contemporaneidade.

  1. Universidade pública: práticas educativas e formação docente na contemporaneidade.

Abordagens que localizam o espaço universitário como aquele onde são viabilizados debates, reflexões e proposições de práticas educativas e de formação docente em plena consonância com as necessidades sociais, políticas e econômicas no contexto da contemporaneidade.

  1. Universidade pública: projetos e produções com a comunidade.

Trabalhos orientados às ações extensionistas e o papel social da universidade pública e sobre movimentos ou  propositivas que visem à melhoria da qualidade de vida pela troca de experiências entre a universidade as comunidades situadas no seu entorno.

 

2.2 – CATEGORIA II – Resumo Simples (Pesquisadores da Educação Básica)

Essa categoria é integrada pelos  Pesquisadores da Educação Básica, os quais deverão submeter os seus trabalhos em conformidade com o mpdelo (template) de resumo simples publicado no site do evento. Compreende trabalhos de pesquisas realizados através da educação científica na Educação Básica, promovidos pelo projeto A rádio da escola na escola da rádio, nas instituições parceiras, bem como de outras unidades de ensino.

As áreas temáticas da Categoria II estão distribuídas da seguinte forma:

  1. Lugar e Dinâmicas Socioespaciais
  2. História e Memória
  3. Arte, Cultura e Sociedade
  4. Processos Tecnológicos

Descrição das Áreas Temáticas – Resumo Simples:

  1. Lugar e dinâmicas socioespaciais

Essa Área Temática reúne produções que abordem os fundamentos teóricos, os procedimentos metodológicos e os resultados de pesquisas, em andamento ou finalizados, que evidenciem o “lugar” e/ou “dinâmicas socioespaciais” como existência corpórea e relacional, tendo o sujeito como elemento integrante e transformador.

  1. História e memória

Essa Área Temática relaciona a história como produto das relações dos homens no tempo e no espaço, além de analisar a memória como elemento de produção histórica. Privilegia trabalhos que procedam de pesquisas referentes aos seguintes temas: Política e História; os intelectuais e personalidades históricas; arquivos e patrimônios; questões de gênero; movimentos sociais; impressos, periódicos e demais fontes; instituições e práticas educativas; relações étnico-raciais e afrodescendência.

  1. Arte, cultura e sociedade

Essa Área Temática reúne trabalhos que discutam os elementos da cultura e dos saberes presentes na sociedade, as práticas artísticas e suas pesquisas, que se situam como territórios abertos e comunicantes, proporcionando a criação/invenção de outros modos de registro, de análise e de atuação social a partir das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

  1. Processos Tecnológicos

Essa Área Temática reúne produções que problematizam os espaços e a utilização de tecnologias digitais, vislumbrando seus diversos níveis de inserção e contextos, a exemplo de:  tecnologias emergentes e ambientes, jogos e gamificação, o uso das redes sociais e de realidade aumentada, tecnologias assistivas, metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, literacia digital, recursos educacionais digitais, educação a distância e educação em acesso remoto.

3 – ROTEIRO DE SUBMISSÃO

3.1 – Inscrições no evento

As inscrições são gratuitas e realizadas por meio da página de Inscrições indicada no site do CINTERGEO. Além dos participantes regulares, a inscrição prévia e individual de TODOS/AS os autores/as de trabalhos científicos (autor/a principal e coautores/as) no CINTERGEO é pré-requisito para a submissão posterior dessas produções. Por serem etapas distintas e independentes, recomenda-se que a inscrição dos autores/as seja feita logo que possível, visando reduzir as chances de problemas que possam surgir intempestivamente nas submissões de última hora.  O pesquisador deverá encaminhar o texto do resumo (expandido ou simples), de acordo com as normas de submissão indicadas abaixo, escolhendo uma das duas categorias e uma dentre as suas áreas temáticas correspondentes. Para as categorias e áreas temáticas, veja-se a Seção 2 acima.

3.2 – Normas para submissão dos trabalhos

PRIMEIRA SUBMISSÃO

A submissão de trabalhos científicos, seja Resumo Simples ou Expandido, é um processo constituído por duas fases. Na primeira, o/a autor/a principal deve preencher o formulário de submissão de trabalhos indicado na página de Submissão de Trabalho do  site CINTERGEO, que coleta dados dos autores/as e do próprio texto (título, palavras-chave etc), assim como apresenta o termo de consentimento para publicação dos trabalhos aprovados, além de outras orientações relevantes. A segunda fase corresponde ao envio do texto do trabalho propriamente (em versões MS-Word e PDF – uma cópia em cada formato), de acordo com as normas e orientações descritas no formulário de submissão e seguindo os respectivos modelos disponíveis na página de Submissão de Trabalho do evento.

Na seção final desse formulário o autor será solicitado a fornecer um código de 8 (oito) caracteres de sua escolha, podendo conter letras maiúsculas, dígitos numéricos ou o caractere de sublinhado. Um código diferente deve ser fornecido para cada trabalho submetido. Esse código deve nomear posteriormente os arquivos de texto do trabalho em formato Word (doc ou docx) e PDF, que o autor/a principal enviará pelo e-mail oficial do evento (cintergeo@uneb.br). Se o código indicado for “XYZPTR_1” por exemplo, dois arquivos XYZPTR_1.docx (ou .doc) e XYZPTR_1.pdf devem ser enviados.  Nesse sentido ainda, o autor deverá preencher o campo assunto do e-mail, com a palavra TRABALHO, o nome completo do(a) autor(a) principal, em letras maiúsculas, seguido do código indicado anteriormente no formulário; esses campos devem ser separados por travessão. Exemplo: para o código indicado “XYZPTR_1”, o campo assunto deve ser composto como em  TRABALHO – JOÃO SILVA DE ANDRADE – XYZPTR_1

A submissão dos trabalhos deve ser feita observando-se rigorosamente os prazos divulgados no site do evento e exclusivamente por meio das duas fases descritas no parágrafo anterior.

REENVIOS DENTRO DO PERÍODO REGULAR DE SUBMISSÃO

Se houver necessidade submeter novamente os textos do mesmo trabalho antes do fim do prazo de submissões (por motivo de correção necessária identificada após a primeira submissão, por exemplo), NÃO preencha o formulário de submissão novamente; submeta mais uma vez, por e-mail, somente os arquivos PDF e DOCX, usando o mesmo código da submissão inicial nos nomes dos arquivos e seguindo as mesmas orientações de envio acima. Nesse caso, o campo assunto deve ser preenchido como no exemplo: REENVIO – JOÃO SILVA DE ANDRADE – XYZPTR_1. A comissão científica irá considerar sempre a última versão de arquivos enviados no período de submissão.

ENVIO DE TEXTOS REVISADOS COM AJUSTES SOLICITADOS PELA COMISSÃO CIENTÍFICA

Posteriormente ao processo de avaliação dos trabalhos pela comissão científica, nos casos dos trabalhos aprovados com ressalva, o(a) primeiro(a) autor(a) deverá enviar a devolutiva do texto revisado, conforme indicações dos avaliadores que ele receberá por e-mail, até o período limite definido pelo cronograma de submissão de trabalhos para essa fase específica; em tais situações o campo assunto do e-mail de devolutiva deve ser preenchido como no exemplo: “DEVOLUTIVA – JOÃO SILVA DE ANDRADE – XYZPTR_1”, usando o mesmo código do texto original nos nomes de arquivo (Word e PDF) que contêm o texto revisado.

3.2.1 – RESUMO SIMPLES – NORMAS DE COMPOSIÇÃO

O resumo simples deve ser redigido em parágrafo único, contendo de 350 (trezentas e cinquenta) a 500 (quinhentas) palavras, sem recuo, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e 3 cm em todas as margens. O resumo simples deve apresentar: Introdução, Objetivos Geral e Específicos, Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações Finais. A parte introdutória deve ser concisa e conter a apresentação do tema, a justificativa e a revisão da literatura, quando e se necessário. Os objetivos, geral e específicos, devem estar indicados ao longo do texto. A parte metodológica deve ser suficientemente clara, de modo que o leitor entenda os procedimentos utilizados. Na parte sobre os resultados e discussão, deverão ser descritos os resultados obtidos ou pretendidos, acompanhados de sua importância, impactos potenciais, desafios e possíveis limitações. Nas considerações finais, devem ser apresentados comentários adicionais com base nos objetivos e resultados obtidos, atentando-se, principalmente, para os impactos sociais ou acadêmicos gerados ou esperados. Logo após o texto do Resumo, deve ser colocada a expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha, deverão ser incluídas, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco), expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por ponto.

Os resumos simples poderão ter como resultado, após o parecer final dos(as) avaliadores(as) a seguinte classificação: a) aprovados para apresentação e publicação; b) aprovados para publicação; c) aprovados com ressalvas; d) reprovados.

Em todas essas situações, o(a) primeiro (a) autor(a) será informado por e-mail. No caso dos trabalhos aprovados com ressalva, o(a) primeiro(a) autor(a) deverá dar a devolutiva do resumo revisado, até o período limite definido pelo cronograma das submissões de trabalho.

A comissão científica selecionará os trabalhos para apresentação oral e/ou publicação conforme critérios definidos em barema próprio e os encaminhará para a divulgação no site.

3.2.2 – RESUMO EXPANDIDO – NORMAS DE COMPOSIÇÃO

O resumo expandido deve ser organizado em seções  de Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações Finais e Referências. O texto deverá ser formatado conforme as regras abaixo. Os resumos expandidos poderão ter como resultado, após o parecer final dos(as) avaliadores(as) a seguinte classificação: a) aprovados para apresentação e publicação; b) aprovados para publicação; c) aprovados com ressalvas; d) reprovados. Em todas essas situações, o(a) primeiro (a) autor(a) será informado pelo e-mail cintergeo@uneb.br. A comissão científica selecionará os trabalhos para apresentação oral e/ou publicação conforme critérios avaliativos definidos com base nestas normas, além da relevância dos trabalhos, e os encaminhará para a divulgação no site.

Cada trabalho poderá ter no máximo 1 (um) autor e 2 (dois) coautores, incluindo o professor orientador, quando houver. Solicitamos que sejam observadas as seguintes normatizações para construção dos resumos expandidos:

  1. O texto dos originais deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações Finais e Referências.
  2. O resumo expandido deverá ter no mínimo três e, no máximo, cinco laudas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras.
  3. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman, corpo 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser 1,5 cm.
  4. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
  5. Citações de trabalhos extraídas de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não são aceitas na elaboração do resumo expandido.
  6. A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.
  7. O texto deverá iniciar com o Título do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Times New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras.
  8. Após duas linhas (espaços) do Título, deve aparecer o nome completo do autor ou autores, em linhas separadas, em fonte Times New Roman, corpo 12, alinhados à direita e grafados somente com as letras iniciais do nome e sobrenome maiúsculas. Fazer chamada (nota de rodapé) com número arábico sobrescrito para cada autor, após o último sobrenome, para indicar a instituição à qual está vinculada (universidade, centro, departamento, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa), formação e o endereço eletrônico (e-mail).
  9. A seção Resumo deve ter no mínimo 250 (duzentas e cinquenta) e, no máximo, 350 (trezentas e cinquenta) palavras, com breves e precisas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado em parágrafo único, sem recuo.
  10. Logo após o texto do Resumo, segue-se a expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha, deve-se incluir, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por ponto.
  11. A seção Introdução deve ser breve e conter, no máximo, 1000 (um mil) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se de revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.
  12. A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas. Não deve exceder 1000 (um mil) palavras.
  13. A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
  14. As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas ou Quadros (sem negrito), assim como nas Figuras, o título deve ficar acima do elemento em fonte tamanho 10. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.
  15. A seção Considerações Finais deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais (Resultados e Discussão), e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. Não deve exceder 200 (duzentas) palavras.
  16. Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, devem ser separados por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

3.3 – Certificados

Os certificados estarão disponíveis a partir de cerca de 30 dias, após o encerramento do evento. A de disponibilidade dos certificados será feita no site do evento. É fundamental que durante a fase de inscrição no CINTERGEO, todo participante (incluindo autores/as de trabalhos científicos) preencha o formulário de coleta de data de nascimento, conforme orientado durante a etapa de inscrição. Essa informação de data de nascimento juntamente com o CPF do participante constituirão o método de acesso a todo e qualquer certificado a ser disponibilizado relacionado com atividades do evento.

4 – AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS SUBMETIDOS

A Comissão Científica, quando da avaliação dos trabalhos científicos submetidos, se pautará no cumprimento dos critérios avaliativos elaborados em conformidade com estas normas e na relevância do texto, considerando a área temática de submissão. Os autores dos trabalhos aprovados  serão notificados através de carta de aceite, enviada pelo e-mail oficial do evento (cintergeo@uneb.br), no período definido no cronograma de submissão de trabalhos. O resultado desse processo avaliativo classificará os trabalhos como: “Aprovados para Apresentação Oral e Publicação”, “Aprovados para Publicação” e “Não aprovados”. Em todos os casos o autor/a principal será notificado por e-mail sobre a classificação final do seu trabalho.

5 – O CRONOGRAMA

Inscrição no CINTERGEO: 17/ 05 a 27/07/2023

Submissão de trabalhos:  até 30/06/2023

Período para avaliação de trabalhos com emissão de parecer parcial: até 16/07/2023

Período para revisão pelos autores/as e devolutiva de trabalhos avaliados com status “com ressalvas”:   até 21/07/2023

Período para reavaliação dos trabalhos aprovados com ressalva e emissão de parecer final: até 24/07/2023

Envio da carta de aceite dos trabalhos selecionados para apresentação: até 25/07/2023

6 – SITUAÇÕES NÃO PREVISTAS

As situações não previstas nestas normas e orientações  devem ser tratadas mediante envio de consulta à Organização do evento pelo e-mail cintergeo@uneb.br.