Normas para Submissão 2021

This content has been archived. It may no longer be relevant

1.  SOBRE O EVENTO INTEGRADO III CINTERGEO E O VIII ENCONTRO DE PESQUISADORES DA RÁDIO:

 

O III CINTERGEO e o VIII Encontro de Pesquisadores da RÁDIO, como evento integrado científico, comportarão mesas temáticas, apresentações de trabalhos acadêmicos científicos, além de atividades culturais, com posterior emissão de certificados para os participantes inscritos e publicação dos resumos expandidos (vide normas para submissão) dos trabalhos aprovados pela comissão científica. 

As atividades se realizarão de forma remota, em respeito às recomendações sanitárias de distanciamento físico. Não serão aceitas propostas que não se enquadrem nesse formato. 

 

2. QUAIS SÃO AS CATEGORIAS PARA SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS?

2.1. Categoria 1 – Pesquisadores da Graduação e da Pós-Graduação 

a.  Produção científica  

b.  Práticas Educativas 

c.  Produtos Tecnológicos 

 

Produção científica – Compreende trabalhos de pesquisas teórica, empírica e aplicada, no âmbito das Tecnologias, Educação, Geotecnologias, Práticas Pedagógicas e Dinâmicas Socioespaciais.  

Práticas educativas – Envolve trabalhos que se referem aos processos cognitivos e criativos e aos processos de subjetivação envolvidos no ensino, na aprendizagem de processos pedagógicos, científicos, tecnológicos e inovadores, segundo os fundamentos teóricos e metodológicos que os sustentam.  

Produtos Tecnológicos – Referem-se a trabalhos cuja ênfase seja concebida à produção de material de conteúdos diversos, no âmbito escolar ou acadêmico, independentemente de sua natureza teórica ou metodológica, e de suas ramificações no campo das artes, história, literatura, filosofia, engenharia, tecnologia, geografia, educação básica, estudos geotecnológicos, entre outros. 

 

2.2. Categoria 2 – Jovens Pesquisadores do Projeto da Rádio e Estudantes da Educação Básica  

Comunicação Científica – Compreende trabalhos de pesquisas realizados através da educação científica na Educação Básica, nos níveis FUNDAMENTAL I / II e ENSINO MÉDIO, promovidos pelo projeto “A rádio da escola na escola da rádio”, nas instituições parceiras e em outras unidades de ensino. Os eixos temáticos estão distribuídos da seguinte forma:  

a.  Lugar e Dinâmicas Socioespaciais  

b.  História e Memória 

c.  Arte, Cultura e Sociedade  

d.  Processos Tecnológicos  

Lugar e dinâmicas socioespaciais – Propicia reflexões a partir de trabalhos que abordem os fundamentos teóricos, os procedimentos metodológicos e os resultados de pesquisas, em andamento ou finalizados, que evidenciem o “lugar” e/ou “dinâmicas socioespaciais” como existência corpórea e relacional, tendo o sujeito como elemento integrante e transformador.  

 

História e memória – Objetiva criar um espaço de discussão para questões referentes à História dos brasileiros e de outros países. História como produto das relações dos homens no tempo e no espaço, além de analisar a memória como elemento de produção histórica. Privilegia trabalhos que procedam de pesquisas referentes aos seguintes temas: Política e História; os intelectuais e personalidades históricas; arquivos e patrimônios; questões de gênero; movimentos sociais; impressos, periódicos e demais fontes; instituições e práticas educativas; relações étnico-raciais e afrodescendência. 

 

Arte, cultura e sociedade – Propicia reflexões a partir de trabalhos que abordem os fundamentos teóricos, os procedimentos metodológicos e os resultados de pesquisas em andamento ou finalizados a respeito de elementos da cultura e dos saberes presentes na sociedade, de forma a constituir um espaço que instigue novas e velhas indagações. Assim como, a partir da criação e produção artística da sociedade, trazer para o diálogo as práticas artísticas e suas pesquisas, que se situam como territórios abertos e comunicantes, proporcionando a criação/invenção de outros modos de registro, de análise e de atuação social a partir das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. 

  

Processos tecnológicos – Compreende trabalhos que problematizam os espaços e a utilização de tecnologias digitais, vislumbrando seus diversos níveis e contextos. Inclui ainda os seguintes temas correlatos: tecnologias emergentes e ambientes, jogos e gamificação, o uso das redes sociais e de realidade aumentada, tecnologias assistivas, metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, literacia digital, recursos educacionais digitais, educação a distância e educação em acesso remoto. 

 

3. CONSTRUÇÃO DE GUIA DE SUBMISSÃO:

3.1. Das inscrições 

 

As inscrições são gratuitas e realizadas por meio da aba de inscrição, presente neste site. O pesquisador deverá encaminhar o texto do resumo (expandido ou simples), de acordo com as normas de submissão indicadas a seguir, escolhendo uma das duas categorias abaixo listadas e um dos seus respectivos eixos temáticos: 

 

Categoria 1 – Pesquisadores da Graduação e da Pós Graduação:  

1. Produção científica; 2. Práticas Educativas; 3. Produtos Tecnológicos.

Envio de trabalhos exclusivamente em resumo expandido. 

Categoria 2 – Jovens Pesquisadores do Projeto da Rádio e Estudantes da   Educação Básica:  

Comunicação Científica: 1. Lugar e Dinâmicas Socioespaciais; 2. História e Memória; 3. Arte, Cultura e Sociedade; 4. Processos Tecnológicos. 

Envio de trabalhos exclusivamente em resumo simples.

 

3.2. Normas para submissão dos trabalhos 

A submissão do trabalho será feita exclusivamente por meio do endereço eletrônico (e-mail) cintergeo@uneb.br de acordo com os prazos divulgados.  A comunicação, durante todo o processo de submissão e avaliação dos trabalhos, será feita apenas com o primeiro autor. 

 

3.2.1. RESUMO SIMPLES 

As propostas serão enviadas para o e-mail cintergeo@uneb.br, sendo imprescindível, o campo Assunto da mensagem indicar a Categoria 2, o Eixo temático e o nome completo do primeiro autor, nessa ordem separado por um sinal de traço. Exemplo: a) Categoria 2 – Processos Tecnológicos – Catarina Chagas de Jesus, aos quais está vinculado o resumo (Vide template para submissão), em formato doc / docx e PDF. O resumo deve conter o mínimo de 350 palavras e máximo de 500 palavras, em um único parágrafo, sem recuo, contendo as etapas claras da pesquisa: introdução, objetivos, metodologia, aporte teórico e resultados esperados ou alcançados. O título do trabalho, as palavras-chave (mínimo de 3 e máximo de 5), o nome do (s) autor (s) e do coautor (s) (quando houver) deverão ser postados conforme template.   

Prazo limite para a submissão das propostas: vide cronograma do evento. 

Os resumos poderão ser aprovados, aprovados com ressalvas ou reprovados. Em todas essas situações, o primeiro autor será informado. No caso dos trabalhos aprovados com ressalva, o primeiro autor deverá dar a devolutiva do resumo revisado, até o período limite definido pelo cronograma do evento.  

A comissão científica selecionará os trabalhos para apresentação oral conforme critérios divulgados no barema e os encaminhará à comissão competente para divulgação no site. 

 

3.2.2. RESUMO EXPANDIDO 

As propostas serão enviadas para o e-mail cintergeo@uneb.br, sendo imprescindível, o campo Assunto da mensagem indicar a Categoria 1, o Eixo temático e o nome completo do primeiro autor, nessa ordem separado por um sinal de traço. Exemplos: a) Categoria 1 – Práticas Educativas – João Carlos Assis, aos quais está vinculado o resumo (Vide template para submissão), em formato doc / docx e PDF. 

Os resumos poderão ser aprovados, aprovados com ressalvas ou reprovados. Em todas essas situações, o primeiro autor será informado. No caso dos trabalhos aprovados com ressalva, o primeiro autor deverá dar a devolutiva do resumo revisado, até o período limite definido pelo cronograma do evento.  

A comissão científica selecionará os trabalhos para apresentação oral conforme critérios divulgados no barema  e os encaminhará à comissão competente para divulgação no site. 

Cada pesquisador poderá submeter até 2 trabalhos: 1 como autor e o outro como coautor. Cada trabalho poderá ter no máximo 1 autor e 2 coautores, incluindo o professor orientador, quando houver. Solicitamos que sejam observadas as seguintes normatizações para construção dos resumos expandidos: 

 

a.  O texto dos originais deve ser organizado em Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Referências. 

 

b.  O resumo expandido deverá ter no mínimo 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) laudas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras. 

 

c.  O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman, corpo 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser 1,5. 

 

d.  As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. 

 

e.   Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não são aceitas na elaboração do resumo expandido. 

 

f.   A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional. 

 

g.  O texto deverá iniciar com o Título do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Times New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras. 

 

h.  Após duas linhas (espaços) do Título, deve aparecer o nome completo do autor ou autores, separados por ponto e vírgula, em fonte Times New Roman, corpo 12, alinhados à direita e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas. Fazer chamada (nota de rodapé) com número arábico sobrescrito para cada autor, após o último sobrenome, para indicar a instituição a qual está vinculada (universidade, centro, departamento, núcleos, laboratórios, grupos de pesquisa) e o endereço eletrônico (e-mail). 

 

i.  A seção Resumo deve ter no mínimo 250 (duzentas e cinquenta) e no máximo 350 (trezentas e cinquenta) palavras, com breves e precisas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único. 

 

j.  Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha que ela, serão incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por ponto. 

 

k.  A seção Introdução deve ser breve e conter, no máximo, 1000 (um mil) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado. 

 

l.  A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas. Não deve exceder 1000 (um mil) palavras. 

 

m.  A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. 

 

n.  As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas ou Quadros (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas. 

 

o.  A seção Conclusões deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais (Resultados e Discussão), e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. Não deve exceder 200 (duzentas) palavras. 

 

p.  A seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. 

 

 

3.3. Dos certificados 

 Para obtenção dos certificados, será necessário o registro na lista de presença disponibilizada durante o evento, na qual serão solicitados a data de nascimento e o número do CPF, em virtude da configuração do sistema de emissão de certificados. 

Os certificados estarão disponíveis a partir de 30 dias após o encerramento do evento. A indicação de disponibilidade dos certificados será feita aqui no site do evento. 

 

4. DAS APRESENTAÇÕES ORAIS:

A Comissão Científica, quando da avaliação dos trabalhos, se pautará no cumprimento de 100% dos critérios do barema e na relevância do tema, para selecionar os trabalhos a serem apresentados oralmente nas mesas temáticas. Os autores dos trabalhos selecionados para a modalidade aqui explicitada serão notificados através de carta de aceite, enviada pelo e-mail oficial do evento (cintergeo@uneb.br), no período definido no cronograma. 

 

 5. DO CRONOGRAMA:   

Inscrição no Evento: 17/ 05/2021 a 28/07/2021  

Submissão de trabalhos: 17/05/2021 a 30/06/2021  

Emissão de parecer: até 10/07/2021  

Período para ressubmissão de trabalhos (avaliados com status “com ressalvas”):  até 17/07/2021  

Emissão de parecer final: até 24/07/2021  

Encaminhamento da carta de aceite dos trabalhos selecionados para apresentação: a partir de 25/07/2021